domingo, 13 de novembro de 2011

Como manter-se em forma no meio do Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama, no norte do Chile, possibilita várias formas de você se manter em forma de maneira fácil. E isso não significa correr a quase 5000 metros de distância. (Se bem que o Mountain Do do Deserto do Atacama está na minha lista de desejos para os próximos anos).

O clima do Atacama é extremamente seco, o sol está sempre brilhando e a altitude faz os seus estragos. Achava que a reclamação dos jogadores de futebol sobre a altitude era firula. Não é! Por isso há necessidade de tomar cuidado com a prática de esportes no Atacama.

Manter-se hidratado é essencial, não apenas para recompensar o clima seco, mas também para prevenir os males da altitude. Respirar e andar devagar também ajudam. Além disso, a altitude recomenda adaptação. Em outras palavras: sempre deixe para subir aos vulcões no último dia de viagem. Geralmente, a viagem para os geisêres do Tatio são feitas no último dia.


Mas como fomos também ao Salar de Tara e subimos ao vulcão, o Tatio ficou bem no início da nossa viagem. Não sentimos nada, além de uma leve dor de cabeça, a qual passou com a ingestão de muita água e chá de coca. O chá de coca funciona como vasodilatador e faz as vezes da aspirina. Excelente remédio!

Mas a altitude não pode servir de desculpa para você ficar tomando pisco na piscina do hotel. Há várias atividades físicas que você pode fazer. E o melhor: conjugando esportes com passeios.

São três os esportes mais praticados no Atacama: mountain bike, trekking, sandboard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário