domingo, 13 de novembro de 2011

Mountain bike no Atacama: aspectos gerais

Andar de bicicleta pelo Atacama é uma delícia. Existem várias estradas a percorrer, todas com visuais alucinantes.

Aluguel: as bicicletas são alugadas por toda a cidade e o aluguel não costuma ser muito caro. Algo como R$ 20 ou R$ 30 reais o dia. A maioria das bikes são Trek e são bem cuidadas. Com o aluguel, você recebe cadeados,  material para trocar o pneu e os mapas. Se voltar à noite, várias empresas fornecem lanternas de bike. O aluguel do capacete é opcional.

Eu coloco o capacete na cidade para ir até a padaria. No entanto, no Atacama faz muito calor e o trânsito é inexistente. Assim, dispensamos o capacete.

Providências pré-aluguel: É fundamental levar água. Cada um de nós levou dois litros de água para cada periodo de bike. Levamos em garrafa mesmo, dentro das mochilas. Da próxima vez, consideraremos levar a mochila de hidratação. É leve, não faz volume na mala e é ideal para todo e qualquer tipo de esporte.

Além disso, quando alugamos as bikes foi nos dado câmaras e espátulas para a troca de pneus. No entanto, hoje vejo como foi temerário sairmos para o meio do deserto sem nunca termos trocado uma câmara. Isso porque para trocar o pneu da minha speed pela primeira vez, demorei cerca de 30 minutos com um tutorial colhido achado no youtube. Imagine você, no meio do deserto, sem telefone, tendo que empurrar um bike com pneu furado por longos quilômetros porque não sabe trocar pneu...Assim, aprender a trocar pneu é essencial antes de alugar bikes no meio do deserto.

Vestuário: o sol maltrata. Assim, mesmo no verão, ficamos de mangas compridas dry fit e calças. As mangas compridas protegem do sol e permitem a ventilação do corpo. Em relação às calças, usamos aquelas que se transformam em bermudas, o que foi essencial para pedalar. Ficar engatando roupa na corrente não é agradável. Por isso, pedale de bermuda, de legging ou prenda a barra da calça com um elástico.

Boné e óculos de sol são obrigatórios. Nem vou falar do filtro solar...

Em relação aos pés, o meu tênis de trilha possibilitou uma pedalada bem boa (não vi se havia encaixe de sapatilhas de Mountainbike).

Repercussão em seu treino: Não vá esperando altas velocidades e tampouco deixe sua speed em casa. Treinar bike no Atacama significa força. Força para subir, força para superar as dunas, força para aguentar o calor. A maioria dos passeios/treinos dura meio dia e são de intensidade mediana. O legal é que você pode dar uma treinadinha nas transições: larga a bike, corre até o final da duna, pega a bike, sobe morro a pé, pega bike, atravessa rio, pega a bike, anda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário