sábado, 12 de novembro de 2011

Seguro-saúde: providência imprescindível

A providência essencial para quem viaja  é adquirir um bom seguro-saúde para viagem. Afinal, ficar doente já é ruim. Doente em viagem, pior ainda. Doente em viagem e sem cobertura de um seguro é o inferno.

 Geralmente os cartões de crédito fornecem esse tipo de proteção para quem compra as passagens com o cartão. No entanto, a proteção é convencional e não cobre as lesões ocasionadas pela prática desportiva.

Eu nunca tinha me preocupado com isso até começar a correr maratonas do exterior. Na minha primeira maratona em Nova Iorque, um brasileiro morreu ao cruzar a linha de chegada. E fiquei pensando: "a probabilidade de eu morrer correndo 42.195 m é baixa...mas a probabilidade de eu ter qualquer lesão, ter febre, diarréia, etc., após a maratona não pode ser desconsiderada.  E se eu passar mal e tiver a cobertura negada por conta da origem da doença ou indisposição

A preocupação coincidiu com a leitura de um post da Adriana Setti sobre o World Nomads. Depois que descobri o WN nunca mais fiz qualquer seguro-viagem com outra seguradora e até mesmo dispenso o seguro  do cartão de crédito.



O  World Nomads é interessante não apenas pelo preço, mas também pela cobertura. O preço até o início do ano era bem baratinho. Para uma viagem de 15 dias gastamos em média entre 90 e 95 dólares (preço para duas pessoas).  Fui consultar o preço para a nossa próxima viagem e levei um susto. O preço saltou para 112 dólares para a cobertura normal. Mas mesmo assim vale a pena.

Já a cobertura é o grande diferencial. Cobre a maioria das atividades que pratico: natação, caminhadas, ciclismo de longa duração, mountainbike, etc. Se, um dia, resolver praticar escalada em montanha, há a possibilidade de cobertura por apenas alguns dólares a mais. A lista dos esportes cobertos está aqui .

E por que a minha paranóia com a cobertura? Vivemos em um mundo sedentário, em que se você corre mais de 30 minutos todos os dias já é considerado um ET. Vai que passo mal após uma corrida e o seguro não cobre pois a atividade é de "risco"? Assim, prefiro pagar um pouco a mais e sempre contratar a cobertura para esportes.

Fiz uma pesquisa na Travel Ace e o preço foi de 390 dólares para o mesmo período; na GTA, 272 dólares (ambos os preços para duas pessoas).

Nunca precisei usar o WN, mas apenas gostaria de fazer um alerta. O atendimento é em inglês. Assim, se não dominar o idioma e se estiver em situação de emergência, o barato pode sair caro. Além disso, para consultas médicas, o sistema é por reembolso. Ou seja, você paga, pega o recibo e depois envia os documentos para a Bupa, empresa que controla o WN. Em caso de internamento, a Bupa faz o pagamento direto ao hospital.

E você, qual o seguro que usa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário